Thursday, June 7, 2007

Pílula: Os Mitos e a Verdade


Todas nós sabemos que existem muitas questões em volta da pílula, por isso resolvemos responder a algumas das questões mais frequentes. Esclareça-se!

A PÍLULA ENGORDA - MITO
A pílula não engorda. A pílula não é anabolizante e não aumenta o apetite, na grande maioria dos casos. As mulheres que aumentam de peso com a pílula, engordam com muita facilidade e todas as razões são invocadas para o justificar. O aumento ponderal devido à gordura pode ocorrer em algumas mulheres por razões variadas mas fundamentadas numa sensibilidade individual.

A PÍLULA TEM EFEITOS SECUNDÁRIOS - VERDADE
Não há nenhum fármaco que não tenha efeitos secundários potenciais, mas a pílula é muito bem tolerada. A pílula de hoje quase não tem efeitos secundários, é o método contraceptivo mais eficaz para evitar a gravidez não desejada e preservar a fertilidade para quando o casal o desejar. Nada existe que não tenha inconvenientes, contudo, os benefícios da pílula ultrapassam largamente os seus eventuais riscos e defeitos.

A PÍLULA DIMINUI A FERTILIDADE - MITO
Não, a pílula é o método reversível que melhor preserva a capacidade fértil da mulher. As infecções, causa frequente de esterilidade, são menos frequentes nas mulheres que tomam a pílula. Os tumores do ovário são também menos frequentes na mulher que toma a pílula.

O TABACO REDUZ A EFICÁCIA DA PÍLULA - MITO COM PRECAUÇÃO
O tabaco não reduz a eficácia da pílula, mas a associação pílula/tabagismo é perigosa, porque a pílula potencializa os efeitos nocivos do tabaco no sistema cardiovascular. Com a associação, o enfarte do miocárdio é mais frequente. A combinação do tabagismo com a pílula potencia o respectivo risco de acidentes vasculares e tromboembólicos.

A PÍLULA DIMINUI A LÍBIDO - MITO
É outro grande mito. Há uma minoria de casos onde isso se verifica. Se aprofundarmos a história dessas mulheres vamos constatar que num elevado número de casos o desempenho sexual já não era muito satisfatório, já havia disfunção que não era tão valorizada. A pílula pode ser um pretexto e como tal, mudar de marca, via de administração ou de método pode ajudar.

No comments: