Sunday, June 3, 2007

A Dieta e as Rugas

Rugas... o problema que preenche a cebeça de tantas mulheres!

A luta contra o tempo começa com os cosméticos anti-envelhecimento ou terapia hormonal de substituição sistémica. Estes são aliados imprescindíveis de qualquer tratamento de beleza, mas por si só, não produzem o efeito pretendido.


Uma pessoa que fume, durma pouco, consuma bebidas alcoólicas em excesso e tenha uma alimentação desiquilibrada, dificilmente conseguirá manter a juventude da pele.


Existem alimentos que aceleram este envelhecimeto tais como açúcar refinado, farinhas brancas, massa folhada, fritos, óleos alimentares, café, bebidas gaseificadas, todos os alimentos queimados.

Mas, também, existem outros que proporcionam a restauração da pele, nomeadamente no combate às rugas, acne e manchas. Como protectores, são de destacar os legumes, azeite de oliva e oleoginosas, alimentos de cor vermelha como morango, melancia, amora, ameixa, ginja, framboesa, romã, maçã, cereja, beterraba, tomate, cenoura, pimento vermelho, devido ao elevado nível de antioxidantes (vitaminas A, C e E), cujas características cicatrizantes são muito reconhecidas! Este fenómeno pode ser explicado pela capacidade destes alimentos protegerem a pele da acção da luz solar que estimula a proliferação dos radicais livres, agentes responsáveis pela aceleração do envelhecimento.

A pele torna-se limpa, o cabelo mais brilhante e ainda têm um efeito drenante que ajudam a eliminar toxinas e, consequentemente, a celulite.

A água deve ser SEMPRE a bebida de eleição. Ela é fundamental para que recuperar, ou manter, o brilho da juventude.

De notar, que a cosmética associada a uma alimentação equilibrada resulta, mas apenas em fases precoces do envelhecimento!!!

No comments: