Thursday, June 7, 2007

Incontinência Urinária

A Incontinência Urinária (IU), é a perda involuntária de urina demonstrada objectivamente e que se torna um problema de higiene ou social. Atinge ambos os sexos e todas as idades, predominando nas mulheres entre os 45 e os 65 anos. Este grupo tem maior visibilidade por ser num período de grande actividade profissional e social da mulher.

Existem três tipos de IU: de esforço, de urgência e misto. Na IU de esforço, a perda de urina surge com o esforço (tosse, riso, espirro, saltar...). Para esta situação contribuem os traumatismos provocados pelos múltiplos partos.
A IU por urgência, em que se verifica uma vontade imperiosa de urinar que determina a perda. Este tipo de IU é mais frequente no idoso e está relacionado com o processo de envelhecimento dos orgãos.
Por fim, temos o tipo misto que consiste na associação das duas anteriores.


Como prevenir?

A prevenção na IU de esforço na mulher pode ser feita sobretudo na fase após o parto, pelo que o tratamento ideal consiste na realização de treinos musculares perineais.
Na IU por urgência, deve-se adequar a ingestão de líquidos com um horário de micções, a toma de medicação diurética, a disposição do mobiliário de casa ou lar e acessibilidades sanitárias, entre outros.

No comments: