Friday, June 8, 2007

O Bom Humor

Quando pensamos em emagrecer, surge-nos, de imediato, a palavra “restrições”, “proibido”, um rol de dietas, títulos de livros mais vendidos... E vivendo assim, de dieta em dieta, dispensando os alimentos que mais gostamos, iniciamos uma dieta desanimados, tornamos-nos mal-humorados e infelizes!

O segredo é usar o bom senso!!!

A alimentação que fazemos e o bom-humor estão directamente relacionados, já que quando comemos com prazer, ficamos bem dispostos e isso reflete-se nas nossas atitudes, no bom-humor, nas emoções e a nossa auto-estima eleva-se.

Eis os alimentos que combatem o mau-humor:
ALFACE:Tranquilizante. O talo é rico tem lactucina, substância que funciona como calmante. Rica em fosfato cujo défice no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço. Frequentemente utizada em sopa, sumos, saladas cruas e chás terapêuticos.

BANANA:Diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranquilo. Rica em glícidos, potássio, magnésio e biotina. Fornece energia porque possui vitamina B6, que produz energia.

ESPINAFRE:Contém potássio e ácido fólico os quais previnem a depressão. Ainda é rico em magnésio, fosfato, vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão arterial e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.

Frutos do Mar:
Ricos em zinco e selênio que diminuem o cansaço e a ansiedade. Provocando uma agradável sensação de bem-estar. Também são boas fontes de proteína e gordura (Omega 3), essencial para o bom funcionamento do coração.

JABUTICABA:Fonte de ferro, que combate a anemia; vitamina C, potente antioxidante; vitaminas do complexo B, que combatem a depressão. Ainda é rica em glícidos, que fornecem energia, e por isso tornam o indivíduo mais pró-activo.

LARANJA:Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B. A laranja favorece a função do sistema nervoso. É fortemente hidratante. O cálcio é um importante relaxante muscular e previne a fadiga. A laranja é rica em fibra (principalmente pectina) prevenindo obstipação.

OVOS:os principais nutrimentos para o bom-humor são a tiamina e a niacina, ácido fólico e acetilcolina. A carência destes nutrimentos pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória.

UVA:Fonte de vitaminas do complexo B, estas ajudam o funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol.

Estes alimentos “milagrosos” ao estimularem o sistema nervoso, causam sensações de bem-estar, prevenindo o mau-humor!

No comments: