Wednesday, June 6, 2007

Acne

Na acne, existe uma produção excessiva de sebo, e proliferação da bactéria Propionibacterium acnes, que utiliza o sebo como um substrato para crescer. Verifica-se também uma descamação anormal do folículo pilossebáceo, levando à inflamção.
A doença afecta cerca de 80% dos jovens mas, pode também surgir em qualquer outra fase da vida.
Uma pele lisa e de aspecto saudável igual às das capas das revistas é o sonho de muitas... mas a acne é mais que um problema estético.
Envolve, muitas vezes, problemas psicológicos e comportamentais.
É uma doença multifactorial, contribuindo para a sua etiopatogenia factores factores genéticos, hormonais, raciais e ambientais. Na mulher pode, por exemplo, aparecer em caso de ovários poliquísticos. Já no sexo masculino, é muito frequente aparecer em homens que pratiquem culturismo e que utilizem anabolizantes.

Além destes factores existem outros que podem despoletar a acne. O sol, quando conjugado com um elevado grau de humidade; fritos; óleos; vapores da cozinha, cremes e cosméticos incorrectos (indicados por conselhos desapropriados, à base de mitos, tradições ou factores não científicos como a utilidade de certas dietas ou restrições alimentares) são outros factores que podem desencadear ou agravar a doença. Estes cremes são também passíveis de estimular as glândulas sebáceas que vão provocar a formação de borbulhas.
As consequências psicológicas da acne podem ser graves, levando à depressão e suicídio.Podem ser desencadeados pelo facto do indivíduo se sentir desfigurado e também pelas implicações que tem, como o sentir-se olhado de forma diferente, o ser discriminado, condicionando a vida social, em alturas da vida em que a afirmação social é muito valorizada. Daí a importância da instituição de terapêutica adequada.

Atinge ambos os sexos. No feminino a prevalência é maior dos 14 aos 17 anos, e no masculino dos 16 aos 19 anos.

No comments: