Sunday, June 3, 2007

Cabelo- Efeito Prejudicial do Sol

A água do mar, a exposição solar e os banhos na piscina são prazeres que podem deixar marcas no cabelo. Para que do Verão fiquem, apenas, as boas lembranças, há que tomar cuidado e prevenir para não remediar depois do tempo arrefecer.

Usualmente, apenas à pele se dá a devida atenção no que toca à protecção solar. Mas, também o cabelo sofre lesões irreversíveis, que permanecem durante o ano.


Assim, tal como a pele, o cabelo não deve ficar exposto durante muito tempo à radiação solar, à água salgada ou com cloro. Estes agentes modificam a elasticidade, hidratação, suavidade, brilho e a cor do cabelo, deixando-o com um aspecto ressequido, áspero e descolorado.

Tal como a pele, o cabelo também sofre com o fotoenvelhecimento, independentemente da tonalidade. O castanho tende a ganhar um tom avermelhado, pela fotoxidação dos pigmentos de melanina, e o loiro tende a ficar esverdeado.


Cabelo seco ou pintado exige cuidados reforçados durante a exposição solar. Por essa razão, deve-se apostar num champô de extra hidratação que contenha ingredientes reestruturantes, hidratantes, antioxidantes e com um filtro UV.

Os secadores, ou aparelhos similares, devem “tirar férias” para não fustigar o cabelo fragilizado.

Durante a exposição solar o cabelo deve manter-se atado para que a área exposta seja mais reduzida. Desta forma as pontas ficam protegidas.

No comments: