Friday, June 8, 2007

O Seu Sono É de Qualidade?


O sono faz parte da nossa rotina diária e é através dele que ganhamos energia para trabalhar e enfrentar o dia seguinte com mais ânimo. Mas para que isso aconteça é necessário dormir bem e evitar as típicas perturbações do sono.

O sono é fundamental no repouso e na sensação de bem – estar diária, não esquecer o sono da beleza, tanto utilizado pelas senhoras dos nossos tempos!

Sob o ponto de vista da otorrinolaringologia, o sono influencia a fisiologia das vias aéreas superiores. A roncopatia e a apneia obstrutiva do sono são duas patologias mais frequêntes dentro dos distúrbios respiratórios durante o sono.

A roncopatia é o vulgo ressonar, acontece quando o indivíduo pára de respirar enquanto dorme. É uma das maiores causas de alterações no relacionamento e harmonia familiar podendo, em muitos casos, levar ao divórcio.

Na apneia obstrutiva do sono o problema passa pela paragem respiratória nocturna (paragem superior a 10 segundos).

A cirurgia pode ser a solução para estas patologias porque permite a melhoria da função nasal. É sabido que o factor isolado mais importante para o menor sucesso destas cirurgias é o excesso de peso. Pelo que, se o doente tem excesso de peso, terá forçosamente de o perder.

A insónia é outro problema relacionado com o sono e pode ser solucionado com uma alimentação e vida saudáveis.
A insónia é conhecida como uma dificuldade em adormecer ou manter o sono durante o tempo ideal. Ocorre e qualquer idade, sexo ou época.

Sintomas de Sono Insuficiente ou de Baixa Qualidade:
o Falta de apetite;
o Mudanças neurocognitivas - irritabilidade, alterações de humor, sonolência excessiva;
o Resistência baixa, fadiga excessiva;
o Ansiedade.

Além das consequências supra citadas, existe outra agravante, a obesidade. Na edição de 10 de janeiro dos Archives of Internal Medicine, dois artigos alertam para a necessidade do estudo da epidemia de obesidade nos Estados Unidos. Um dos modos é descobrir como a diminuição do sono altera os complexos processos metabólicos que controlam o apetite, a ingestão de alimentos e o gasto de energia.

Num artigo, Robert Vorona, da Escola Médica do Leste da Virgínia, nos Estados Unidos, reporta o estudo feito com 1001 doentes nos quais foram analisadas as relações entre o índice de massa corporal (IMC) e a quantidade de horas dormidas. O cientista verificarou que os doentes com execesso de peso e obesidade dormiam em média menos do que os com IMC normais.
No outro artigo, Fred Turek e Joseph Bass, da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, comentam o problema a partir do estudo de Vorona. “Nos últimos anos, surgiu um novo e inesperado “vilão da obesidade”: o sono insuficiente. Entretanto, enquanto há uma preocupação crescente de que isso pode levar a uma série de problemas, poucos pesquisadores têm se importado com a conexão entre a obesidade e o sono”, disseram.
Segundo eles, o sono insuficiente durante o crescimento pode levar a uma trajetória de obesidade e síndrome metabólica – a associação da obesidade ao diabetes e a doenças cardiovasculares. De acordo com estudo feito pela Clínica Mayo, um em cada quatro adultos nos Estados Unidos sofre de síndrome metabólica, número que representa um aumento de 61% em relação à última década.

Outros especialistas especulam que a falta de sono pode afetar hormonas relacionados com o apetite, como a leptina e a grelina.

Dicas para um sono de qualidade:
o Acordar e deitar a horas certas garante a estabilidade do ciclo sono-vigília;
o O número de horas de sono ideal é individual. No entanto, os adultos necessitam de sete a oito horas de descanso / dia e os idosos, cinco a seis horas, aproximadamente. Dormir de mais pode fragmentar o sono e diminuir a qualidade;
o Se sofre de insónias, nao deve dormir a sesta;
o Praticar exercício físico preferencialmente de manhã ou de tarde;
o Evitar refeições pesadas antes de adormecer. Não deve consumir regularmente, principalmente à noite substâncias excitantes, como álcool, café, chá, coca – cola;
o Ter bom ambiente no quarto (escuridão, silêncio, boa temperatura e conforto) é fundamental.

No comments: