Tuesday, May 29, 2007

É Preciso Encontrar Outras Formas de Se Ser Sensual!!!

Decotes, t-shirts excessivamente cavadas, mini-saias, vestidos e sandálias são peças recorrentes no dia – a – dia da mulher preocupada com as tendências da moda, prática que naturalmente pode expor demasiado a pele às radiações solares.

As marcas de roupa vulgarizam os decotes e artifícios semelhantes, mas a moda deve caminhar noutro sentido: “criar roupa sensual resguardando a pele o mais possível da radiação solar.

Embora haja modas que são publicitadas de forma maioritária, muitas vezes são-no por razões desapropriadas. Porque é que um boné que foi feito com pala há-de ser usado com ela para trás?

O papel pró – activo da indústria da moda para a foto educação é fulcral para a prevenção do cancro da pele.

É claro que o problema não se coloca na moda “glamourosa”, continuará a sobrar espaço para os vestidos de noite… mas para o dia – a – dia é possível usar artifícios que mantêm um “look sensual”. Aliás, a moda das calças descidas e das t-shirts que passam um bocadinho abaixo do diafragma além de pedirem condições físicas, que a maioria não tem, ainda não está adaptada à protecção dos raios UV nem ao anti- envelhecimento.

Actualmente, a investigação em Portugal a nível da textura dos tecidos (porosidade, reacção ao calor) permite que a roupa possa ser fresca sem ser ausente!!!

Por isso meninas… giras mas protegidas do sol!!!

Thursday, May 24, 2007

Menopausa


A menopausa ocorre em média por volta dos 50 anos (entre 45-55 anos), e manifesta-se pelo cessar da menstruação. A mulher nesta fase, desde alguns anos antes, até alguns anos depois do último período menstrual, sente diversos sintomas físicos e psicológicos que afectam a sua qualidade de vida e o seu bem – estar.
A menopausa é confirmada quando a mulher não é menstruada por um período de doze meses consecutivos.


De modo a enfrentarem a menopausa da melhor maneira, as mulheres devem manter a sua saúde e vitalidade da seguinte forma:

» Manter um exercício de rotina regular;

» Restringir a ingestão de cafeína, açúcar e sal;

» Reduzir o consumo de álcool;

» Tomar certas vitaminas e / ou minerais, tais como cálcio e vitamina D;

» Manter um horário de sono regular e suficiente;

» Produtos de soja como parte de uma dieta bem balançada e com baixo teor de gorduras, tal como a dieta mediterrânica.

Osteoporose


A osteoporose é uma doença que se caracteriza pelo enfraquecimento progressivo dos ossos que se tornam cada vez mais frágeis e mais facilmente fracturáveis. As mulheres estão por natureza mais propensas a vir a sofrer de osteoporose. O risco aumenta na situação pós-menopausa, nos indivíduos sedentários, com alimentação deficiente e em casos de excesso de álcool, café e tabaco.

Existem várias recomendações para a ingestão diária de cálcio na dieta. Uma das recomendações é a de que ao longo da nossa vida devemos ingerir cerca de 900 mg de cálcio diariamente. Por isso, devemos insistir no consumo de leite, iogurtes e queijo, vegetais, peixe (sardinha), crustáceos, frutos secos, preferir produtos com baixo teor de gordura, vitaminas D (peixe), C e K (presentes em citrinos e nas frutas em geral). O exercício físico regular bem como a exposição solar (moderada) também são de extrema importância para a fixação do cálcio nos ossos.

Celulite


A celulite é um termo comum usado para descrever as bolsas de gordura acumuladas por baixo da pele causando covas nas ancas, coxas, nádegas e abdómen. Este problema estético ocorre em 90% das mulheres logo após a adolescência e raramente acontece nos homens. Ao contrário do que se diz, a celulite não está relacionada com a obesidade. Aparece em pessoas obesas, normais e magras.

Recomenda-se, habitualmente, às pessoas com celulite ou que desejam preveni-la, que façam uma dieta desintoxicante, incluindo na sua dieta do dia - a - dia fruta fresca, legumes e hortaliça. Evitar a ingestão de chá preto, café e álcool e reduzir a gordura, especialmente saturada, da dieta pois estas contribuem para o aumento de células do tecido adiposo e, consequentemente, ao aumento de peso, extremamente relacionado com a potencialização da celulite. Associado a uma dieta equilibrada deve-se praticar exercício físico regularmente.

Monday, May 7, 2007

Dia da Mãe

Um Sol radioso ilumina este “Dia da Mãe”, como que a transmitir-nos como é belo e profundo o amor que existe no coração de cada Mãe, que transcende todos os horizontes.

Onde quer que ela esteja
Onde quer que estejamos
A mãe está sempre lá, atenta, dedicada, preocupada…
Há coisas que nunca foram escritas, mas que a mãe sabe, ela lê nos nossos olhos!
A nossa felicidade é a sua felicidade
Por nós, daria a sua vida…

À minha mãe
Quero retribuir esse amor maravilhoso, verdadeiro sem limites...

Para ti mãe, esta pequena poesia:

Nutrição é uma ciência
Que se assemelha à mãe
Ela ensina, ela protege
Só que ela cura também

E assim passo a passo
Vamos entrando em acção
Há que fazer um cheq’ up
Este é o mês do coração

E a cada dia que passa
Vai avançando a idade
Saber comer é uma arte
Não queremos obesidade

Diabetes, hipertensão?
Não preciso, obrigada
Quero ter boa visão
Prefiro andar controlada

Uma dieta à medida
Com sopa, fruta e legumes
Pouca carne e algum peixe
E não haverá queixumes

Um passeio matinal
Investir em vida calma
No campo ou na marginal
Faz bem ao corpo e à alma!

Feliz Dia da Mãe!!!