Monday, March 19, 2007

Nutrição e Gravidez


O estado nutricional da mulher tem um importante papel no desenvolvimento do bebé. Apesar de uma alimentação diversificada e equilibrada fornecer todos os nutrimentos necessários à mulher grávida, existem alguns que merecem uma atenção redobrada sendo, para alguns eles, necessária uma suplementação através do reforço de alguns alimentos.
Os principais nutrimentos que necessitam de ser reforçados são o ácido fólico, o ferro, o cálcio e o zinco.

Ora, e onde é que podemos encontrar estes nutrimentos?

Vamos por partes…

Assim, podemos encontrar o ácido fólico nos legumes de folha verde escura, nos frutos secos e nas leguminosas. A importância deste nutrimento prende-se com a prevenção de problemas relacionados com a espinal – medula, de onde se destaca a espinha bífida.

O ferro é também um mineral muito importante, uma vez que durante a gravidez é frequente o aparecimento de anemias. Um bom aporte de ferro ajuda a prevenir possíveis anemias, uma vez que este é necessário para a produção de sangue do feto e para a manutenção dos níveis de ferro da mãe.
Podemos encontrar este mineral na carne, peixe, ovos e legumes verdes.

Um nutrimento que aumenta a absorção do ferro é a vitamina C. Esta vitamina pode ser encontrada na laranja ou no limão, que podem ser ingeridos após as refeições, no caso da laranja, ou durante os cozinhados, no caso do limão.

O cálcio é dos minerais mais importantes a ter em conta nesta fase. É responsável pela fortificação dos ossos e na contracção muscular (que é muito importante na altura do parto). Este mineral pode ser encontrado nos lacticínios (leite, queijo, iogurtes).

Finalmente, o zinco é um mineral que está relacionado com o sistema imune, ou seja, um bom aporte deste mineral pode prevenir certas doenças provocadas por vírus ou bactérias.
O zinco pode ser encontrado nas carnes magras, cereais integrais, queijo e nos frutos secos.

É muito importante salientar que durante a gravidez o peso da mulher deve aumentar cerca de 10 a 12kg, sendo que todo o peso a mais ou a menos, pode prejudicar tanto a saúde da mãe como do bebé.

No comments: